Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil

Cuidados no Salão de Beleza

Ao fazer a unha ou a depilação, você pode correr riscos que nem imagina. A falta de higiene nos materiais usados pode transmitir doenças simples, como micoses, até problemas mais graves, como, por exemplo, as hepatites B e C. Mas há como se proteger! Basta ficar de olho nos cuidados que o salão tem com a higienização, para cuidar da sua beleza sem prejudicar a saúde.

Atenção ao fazer as unhas

- Bacias para mãos e pés: se não forem higienizadas ou a água não for limpa, há o risco de contrair micoses ou infecções. Para evitar o problema, verifique se o salão usa um plástico descartável para revestir a bacia. E certifique-se de que a água é trocada a cada cliente.

- Lixas e espátulas: podem transmitir fungos, micoses e infecções nas unhas. Fique atenta, pois esses utensílios devem ser descartáveis e jamais reaproveitados.

- Alicates: a retirada da cutícula com instrumentos não esterilizados pode transformar as unhas em uma porta de entrada para fungos, bactérias e vírus. “O vírus continua presente no instrumento mesmo depois de lavado”, alerta Paulo Olzon, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Por isso, observe se os utensílios de metal são lavados com água e sabão e, em seguida, esterilizados em estufa ou autoclave – esterilizador que utiliza vapor a alta pressão - por, pelo menos, uma hora, em uma temperatura de 170ºC.

Porém, segundo o infectologista, a única forma completamente segura é levar seu próprio kit à manicure. Para montar o kit, coloque em um nécessaire o alicate, afastador (para empurrar a cutícula), tesourinha, lixa e palito. “Depois de utilizá-los, leve-os para sua casa e lave todos os itens com água quente e sabão”, ensina o médico.

Cuidado na depilação:


Certifique-se de que o salão não reutiliza a cera depilatória. “Ao puxar a cera (quente ou fria), corre-se o risco de retirar, com os pelos, pequenos fragmentos da superfície da pele. Se neles houver um pouquinho de sangue, confirma-se o perigo de transmissão de hepatite B ou C”, avisa Paulo. Então, olho vivo: observe se a cera, depois de utilizada, é realmente jogada no lixo. E atenção: o uso de ceras caseiras é proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Um salão 100% higiênico deve oferecer, segundo a ANVISA:

- Instalações limpas.

- Ambiente claro e arejado, com pisos e paredes de materiais laváveis.

- Lavatórios com toalhas de papel, sabonete líquido e lixeira com tampa de metal.

- Toalhas de uso único e individual.

- Produtos dentro do prazo de validade.

- Bacias de imersão de pés e mãos com protetor plástico descartável.

- Informações ao cliente sobre possível alergia ao produto que será utilizado.

- Ceras de depilação com registro na Anvisa e que não sejam reaproveitadas.

- Materiais como alicates, afastadores ou similares esterilizados em estufa ou autoclave e embalados até o momento do uso.

* Fonte: Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUERIDAS,
NÃO SE ESQUEÇAM DE DEIXAR O EMAIL!!!
BJOCAS...
DRICA